RIEC NEWS: Tessituras que fortalecem o grupo de pesquisa em rede
O grupo de pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas no Tocantins, sob a coordenação da professora Dra Maria José de Pinho, vinculado à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, tem o prazer de compartilhar alguns dos frutos colhidos por meio do esforço coletivo de seus membros, que a cada vez mais vêm procurando mergulhar nos estudos referente às bases epistemológicas da complexidade, bem como a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a criatividade.
Um desses frutos foi o III Seminário de Arte Educação:O artista professor: desafios da formação e da atuação, que ocorreu de 20 a 24 de maio no IFTO DE Gurupi. A professora mestre Edna Maria Cruz Pinho fez parte da comissão organizadora e culminou também com as defesas de 4 Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da Pós- Graduação lato sensu em Arte Educação do Instituto Federal do Tocantins - IFTO.
Os trabalhos foram orientados pela professora mestre Edna Maria C. Pinho e contou com a co-orientação de professores mestres egressos do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT, ex orientandos da professora Dra Maria José de Pinho [nomes em negrito]. Vejamos abaixo:
A TEATRALIDADE DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientanda: Katia Aiala Tavares Gonçalves
Orientadora: Edna Maria Cruz Pinho
Co orientadora: Tatiane da Costa Barros
ARTE EM CÁRCERE: AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO TOCANTINENSE
Orientando: Nattan Roberto da Silva Galvão
Orientadora: Edna Maria Cruz Pinho
Co Orientador: Bruno Leite da Silva
O TEATRO NUMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA PIRENEUS
Orientanda: Maria Divina Tavares Lopes
Orientadora: Edna Maria Cruz Pinho
Co-orientadora: Kenia Paulino de Queiroz Souza
O ENSINO DE ARTE E O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO DA CRIANÇA
Orientanda: Floriene Pereira de Souza
Orientadora: Edna Maria Cruz Pinho
Coorientadora: Maria José da Silva Morais
As conquistas dos membros, engrandecem o grupo que se orgulha das sementes que conseguiu semear, contribuindo para uma educação voltada para a esperança de um mundo melhor. Que possamos prosseguir com esse desejo de fazer do mundo o lar de todos.