top of page

Participação de membro da RIEC no IV Fórum Internacional de Cidades Criativas

Nos dias 27 a 29 de novembro de 2019, no Campus da Universidade Federal do Tocantins, a cidade de Arraias sediou o IV Fórum Internacional de Cidades Criativas, o evento teve como objetivo compartilhar novas experiências do Brasil e do exterior, levando conhecimento para que ações criativas sejam desenvolvidas e ainda divulgar as ideias, trocar experiências e avaliar os avanços e as dificuldades das cidades e regiões.

A programação do evento contou com a participação de palestrantes internacionais, nacionais e regionais, totalizando um total de quatorze palestrantes, pelos quais discutiram relevantes temas, tais como: Cidades Criativas palestra magna ministrada pela palestrante do México: Victória Contreras e ao longo do Fórum tiveram quatro painéis temáticos: Gastronomia e Cultura, Turismo e Patrimônio, Economia Criativas e Cidades Históricas e Educação, Identidade e Território. Esses temas foram discutidos por professores da Universidade do Tocantins do campus de Arraias, servidores do Ministério da Cultura, Servidores da Secretaria de Cultura do estado do Tocantins, representante de entidades Departamento Casa Grande do Ceará, Curador do Fórum Internacional de Cidades Criativas, do Presidente da Agencia de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – ADETUC.

Durante o evento foram distribuídas uma quantidade de dezesseis salas temáticas, com quatro temas, sendo quatro salas para cada tema: Educação, Identidade e Território, Economia Criativa, Turismo e Patrimônio e Gastronomia e Cultura, em cada sala tiveram dois facilitadores um mediador e outro relator, em cada sala utilizou quadrante da matriz SWOT, onde cada grupo levantou as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças de cada eixo temático. Após a elaboração desses pontos foram elaboradas ações para possíveis soluções dos problemas apontados.

A sala temática Educação, Identidade e Território de número B1, teve como facilitadora mediadora a Mestranda do Curso de Pós – Graduação Stricto Sensu Lilia Reijane Ribeiro dos Santos Menezes, orientada da professora Doutora Maria José de Pinho. As discussões da sala no contexto do IV Fórum Internacional das Cidades Criativas foi em torno de pensar educação no contexto atual é pensar a sociedade da qual se fala é globalizada tem como pressuposto conceitual o neoliberalismo. Assim, refletimos sobre qual educação será necessária para nos ajudar a despertar a criatividade individual e coletiva? Qual o papel e o compromisso da Educação Municipal, da Diretoria Regional da Educação – DRE, da Universidade Federal do Tocantins e demais instituições de ensino formal e não formal no desenvolvimento de uma educação criativa e empreendedora? Como podemos potencializar o nosso Patrimônio Cultural? Quais são nossos desafios para articular a identidade cultural, as manifestações culturais ao desenvolvimento de um território criativo? Qual o caminho devemos percorrer para nos tornarmos um território criativo?

Ao término da realização do IV Fórum Internacional de Cidades Criativas teve como foco principal a elaboração participativa de um documento contendo ações dos quatro temas discutidos na salas temáticas e foi entregue ao prefeito Municipal de Arraias, contendo ações para serem cumpridas em pequeno, médio e longo prazos.


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page